Por Felipe Silveira (texto) e Alexandre Lops (fotos)
Enviados a Gramado
Desde 1997 que o Internacional não contava no seu grupo profissional com quatro goleiros formados nas categorias de base do Clube. Naquele ano, André Doring (que hoje integra a comissão técnica), João Gabriel, Preto e Luciano, que havia sido promovido do time júnior, compuseram o quarteto de goleiros 'prata da casa'. Agora, em 2012, Muriel, seu irmão Alisson, Renan e Agenor reforçam a fama do Colorado de ser um revelador de atletas desta posição.
A juventude e o fato de todos serem gaúchos são outras características em comum dos goleiros que estão participando da pré-temporada em Gramado. Renan, perto de completar 27 anos, é o mais experiente. Muriel, o atual titular, fará 25 em fevereiro. Agenor tem 22 anos e o 'caçula' Alisson, que integra a equipe Sub-23 mas está fazendo 'estágio' no grupo que treina na Serra, 19. "São quatro jovens com uma responsabilidade enorme. O importante é que eles são extremamente profissionais, com o desejo de afirmação no Clube", elogia o preparador Marquinhos.
Titular do gol colorado desde o segundo semestre do ano passado, Muriel passou por todos os times de base, além de até chegar à equipe principal do Inter. O camisa 1 atuou em 46 partidas até agora e está às vésperas de estrear em uma Libertadores. A segurança que transmite ao time e as ágeis defesas já são suas marcas registradas.
Muriel quer manter a titularidade em 2012
Renan, por sua vez, tem um vasto histórico de títulos e atuações pelo Inter. Campeão mundial, bicampeão da Libertadores, bicampeão da Recopa e tricampeão gaúcho, ele é uma alternativa de qualidade dentro do grupo, e já esteve em campo em 120 oportunidades. Em 2011, teve participação decisiva na conquista do estadual e do terceiro lugar da Copa Audi, ao defender pênaltis.
Renan brilhou na Copa Audi e na final do Gauchão no ano passado
Agenor também já tem grande identificação com o Campeão de Tudo, afinal, chegou ao Clube em 2006, e após experiência no Criciúma, regressou ao Beira-Rio. Defendeu o time profissional em quatro jogos, além de ter no currículo os títulos do Gauchão, Copa Sul-Americana, Recopa e Copa Arthur Dallegrave, pelo Inter B.
Agenor treina forte na Serra Gaúcha
Até o momento, apenas Alisson não atuou em um jogo oficial pelos profissionais. Mas se depender dele, este dia não deve demorar para chegar. Inspirado e motivado pela trajetória do irmão, ele está conquistando o seu espaço. "Estou vivendo um momento maravilhoso. É muito bom estar trabalhando junto ao Muriel e com profissionais de nível tão alto. É um sonho de criança que realizo. Agora tenho que dar o meu melhor", projeta o garoto, que tem Taffarel e o irmão como ídolos.
Alisson, irmão de Muriel, almeja voos maiores neste ano
Ao ser indagado sobre as semelhanças com Muriel, Alisson mostra personalidade: "Temos algumas características similares, como a velocidade e saída o gol. Mas tenho meu jeito particular de atuar, o meu próprio estilo. De quaquer forma, estou muito bem servido de exemplos dentro do grupo", destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário