Site Grátis

sábado, 12 de maio de 2012

Futebol


Futebol Masculino
A contribuição do Sport Club Internacional, Campeão de Tudo, para o sucesso do futebol masculino nacional é óbvio. É um dos clubes com maior número de jogadores convocados para as diversas seleções nacionais (sub-15, sub-17, sub-20, seleção principal). Teve inúmeros atletas que já participaram de Pan-Americanos e de Olimpíadas.
A estrutura do Internacional é impar. Possui uma comissão técnica de categorias de base da maior qualidade. Existem comissões técnicas voltadas para diversas idades: juniores, juvenis, infantis, mirins, sub-13, sub-12, sub-11 e sub-10. Todas essas comissões técnicas estão ligadas a uma coordenação geral. Existem inúmeros avaliadores, muitos ex-atletas, de novos jovens talentos.

Inter possui grande estrutura para formação de novos talentos

A formação de atletas está ligada a um apoio técnico centrado administrativamente em um órgão conhecido por FutCenter (formação técnica), por acompanhamento psicológico, por profissionais ligadas ao serviço social, nutricionistas, profissionais da medicina esportiva, fisioterapia e reabilitação. Além disso, tem um acompanhamento pelo clube de um grupo de profissionais voltado ao aprimoramento de cada atleta (Projeto Aprimorar).
Nas Categorias de Base, o Internacional tem seguidamente jogadores convocados para a seleção brasileira. A lista é extensa. Para simplificar, só no ano de 2009, teve três atletas convocados para a seleção brasileira sub-17: Alisson, Leonardo e Felipe. Eles jogaram o Sul-Americano representando o Brasil. Na seleção brasileira sub-15, por sua vez, foram convocados os atletas Glênio, Vacaria e Marlon Bica, também para o Sul-Americano.
Por sua vez, nas últimas Olimpíadas, realizadas em Pequim/China, mais uma vez o Inter esteve representado, dessa vez com os atletas Renan, Rafael Sobis e Alexandre Pato, todos formados dentro de Beira-Rio. Aliás, o Sport Club Internacional tem um longo histórico de representação do nosso país em competições como o Pan-Americano e as Olimpíadas.

Alexandre Pato é um dos jogadores revelados no Beira-Rio que vestiram a camisa da Seleção
Em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinki, na Finlândia, o atacante colorado Larry vestiu a camisa da seleção.  Em 1956, quando a seleção brasileira de futebol conquistou o bicampeonato Pan-Americano na Cidade do México, estavam lá presentes dez profissionais colorados que honraram a camisa do Brasil nesta gloriosa conquista. Portanto, de longa data já se vê a contribuição do clube colorado com a formação de atletas em competições entre países.
Em 1972, Falcão foi convocado para integrar a seleção brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, na Alemanha. Em 1976, foi a vez de Batista representar o Inter na seleção brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá.

Cessão de 11 jogadores ajudou o Brasil a conquistar a primeira medalha olímpica no futebol
O Inter também foi a base da seleção brasileira de 1984 que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles. Lá estavam jogadores formados no Clube, como Dunga, Mauro Galvão, Pinga, Luis Carlos Winck e o goleiro Gilmar.
Em 1988 foram decidos os jogadores Taffarel, Luis Calos Winck, Aloísio e Batista, todos formados no Clube. O Brasil trouxe a prata. Em 2000, o zagueiro Lúcio, hoje capitão da seleção brasileira principal, disputou as Olimpíadas de Sydney.
O Internacional sempre se notabilizou por formar e ceder jogadores para as nossas seleções olímpicas de futebol.
Futebol Feminino
Merece destaque também a participação do Sport Club Internacional no futebol feminino, que já forneceu diversas atletas para integrarem seleções brasileiras, inclusive, no Pan-Americano e nas Olimpíadas. A modalidade foi criada em 1996 por iniciativa de Eduarda Marranghello Luizelli, a Duda, jogadora que se revelou em 1984, aos 13 anos de idade, como meia-direita do time feminino do clube. Em 1993, ela jogou na Seleção Gaúcha, e em 1994, foi bicampeã sul-americana pela Seleção Brasileira de Futebol e jogou nos clubes Italianos do Milan e Verona (93/94/95). Atualmente, as meninas estão disputando o Campeonato Estadual 2011.

Inter também já mostrou força no futebol feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário