Você já participou da Promoção Jogo dos Sete Erros, do Museu? Saiba um pouco mais sobre esta peça do acervo que faz parte da promoção e está em exposição.
O número 15 era o número de quem começava no banco, ou seja, na reserva, durante a década de 90, pois, geralmente, os jogadores que estavam em campo eram enumerados de 1 a 11. Pode-se tirar esta conclusão analisando as súmulas dos jogos da época em que se usava esta camisa, no ano de 1993. A vestimenta em questão faz parte do segundo uniforme do Internacional, ou seja, de visitante. Um time utiliza o seu segundo uniforme quando não detém o mando de campo contra um adversário que tem as cores do fardamento parecidas.
O segundo uniforme geralmente é uma inversão das cores do uniforme tradicional. No caso do Inter, o fardamento de visitante, em vez do vermelho e branco, é branco com detalhes em vermelho. Os principais jogadores a vestir essa camisa foram: Caíco e Maurício. Dois grandes jogadores, Campeões da Copa do Brasil de 1992.
Quanto aos detalhes, é possível notar algumas peculiaridades que são características das camisas oficiais do Colorado, confeccionadas na década de 90. É possível perceber que o número era costurado, ao contrário de hoje, em que a maioria dos detalhes são adesivados.
O símbolo do Clube é de material emborrachado, que passa uma ideia de alto relevo, também sendo diferente do padrão utilizado atualmente, em que a maioria dos símbolos são bordados.
O fornecedor esportivo da camisa é a Umbro, uma empresa inglesa que foi fundada em 1924, por Harold Charles Humphreys e seu irmão, que utilizaram as iniciais de Humphreys (sobrenome dos fundadores) e Brothers (irmãos em inglês) para nomear a marca, por isso o nome de Umbro. Esta foi a fornecedora esportiva do Internacional entre os anos de 1988 a 1994 e confeccionou esta camisa com Poliamida, também conhecida como Nylon, que é um tecido sintético – criado pelo homem – que possibilita uma boa transpiração e conforto para atividades esportivas. Hoje em dia, o poliéster é o tecido sintético mais utilizado para os materiais esportivos. Outra curiosidade é que a Seleção Brasileira foi campeã da Copa do Mundo de 1994 utilizando também o fardamento Umbro. Em 2007, a Umbro foi adquirida pela Nike, que é atualmente nossa fornecedora oficial de material esportivo.
Leandro Fonseca- Equipe de Pesquisa do Museu do Inter
Nenhum comentário:
Postar um comentário