Site Grátis

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Conheça a história do segundo uniforme da década de 90

Você já participou da Promoção Jogo dos Sete Erros, do Museu? Saiba um pouco mais sobre esta peça do acervo que faz parte da promoção e está em exposição.


O número 15 era o número de quem começava no banco, ou seja, na reserva, durante a década de 90, pois, geralmente, os jogadores que estavam em campo eram enumerados de 1 a 11. Pode-se tirar esta conclusão analisando as súmulas dos jogos da época em que se usava esta camisa, no ano de 1993. A vestimenta em questão faz parte do segundo uniforme do Internacional, ou seja, de visitante. Um time utiliza o seu segundo uniforme quando não detém o mando de campo contra um adversário que tem as cores do fardamento parecidas.

O segundo uniforme geralmente é uma inversão das cores do uniforme tradicional. No caso do Inter, o fardamento de visitante, em vez do vermelho e branco, é branco com detalhes em vermelho. Os principais jogadores a vestir essa camisa foram: Caíco e Maurício. Dois grandes jogadores, Campeões da Copa do Brasil de 1992. 

Quanto aos detalhes, é possível notar algumas peculiaridades que são características das camisas oficiais do Colorado, confeccionadas na década de 90. É possível perceber que o número era costurado, ao contrário de hoje, em que a maioria dos detalhes são adesivados. 

O símbolo do Clube é de material emborrachado, que passa uma ideia de alto relevo, também sendo diferente do padrão utilizado atualmente, em que a maioria dos símbolos são bordados. 

O fornecedor esportivo da camisa é a Umbro, uma empresa inglesa que foi fundada em 1924, por Harold Charles Humphreys e seu irmão, que utilizaram as iniciais de Humphreys (sobrenome dos fundadores) e Brothers (irmãos em inglês) para nomear a marca, por isso o nome de Umbro. Esta foi a fornecedora esportiva do Internacional entre os anos de 1988 a 1994 e confeccionou esta camisa com Poliamida, também conhecida como Nylon, que é um tecido sintético – criado pelo homem – que possibilita uma boa transpiração e conforto para atividades esportivas. Hoje em dia, o poliéster é o tecido sintético mais utilizado para os materiais esportivos. Outra curiosidade é que a Seleção Brasileira foi campeã da Copa do Mundo de 1994 utilizando também o fardamento Umbro. Em 2007, a Umbro foi adquirida pela Nike, que é atualmente nossa fornecedora oficial de material esportivo. 

Leandro Fonseca- Equipe de Pesquisa do Museu do Inter

Nenhum comentário:

Postar um comentário